“Kriya Yoga” é leitura indispensável para o aspirante espiritual sincero e também para quem já leu o clássico espiritual “Autobiografia de um Iogue”. O livro explica e fundamenta, de acordo com as sagradas escrituras da Índia, a técnica descrita por Paramahansa Yogananda em seu livro.
Paramahamsa Hariharananda, um mestre que alcançou a realização espiritual, era discípulo de Sri Yukteswar e pertence à mesma linhagem espiritual do amado Yogananda. Este livro é uma celebração do centenário de nascimento de Baba (pai), como Hariharananda é amorosamente chamado, e é um presente para todos que desejam aprofundar seus conhecimentos de Kriya Yoga.
Excertos
A realização do Self
“Deus é único, absoluto e sem dualidade. Antes da criação, Deus existia como Brahman Absoluto ou Alma Impessoal. Foi Seu desejo manifestar-se sob várias formas de existência. Assim, Brahaman absoluto se transformou na existência relativa e converteu-se no universo visível. Por isso, tudo aquilo que podemos perceber e reconhecer e que existe sob forma de matéria ou vida, é uma manifestação de Deus.”
O Controle da respiração
“O controle da respiração é autocontrole; o domínio da respiração é autodomínio; o estado sem respiração é estado sem morte.”
“A mente é o mestre dos 5 sentidos e o mestre da mente é a respiração. O controle da respiração é o controle da mente.”
Um caminho fácil para a salvação
Não é necessário renunciar ao mundo material e viver como um asceta para tornar-se um iogue. Também não é indispensável persistir nas práticas pessoais de Yoga para alcançar Deus, a Realidade Suprema. De acordo com Hariharanandaji, qualquer pessoa do sexo masculino ou feminino que tenha mais de treze anos e uma vida familiar normal, pode aspirar à união com o Ser Divino durante a vida, se ele ou ela praticarem Kriya Yoga.
Deixe um comentário